quarta-feira, 14 de março de 2012

Pra quem tem irmão.


Ter um ou mais irmãos é pra quem pode, foram os afortunados selecionados a terem uma ligação a mais com o passado, segura no futuro e contente no presente. Uma relação mais forte que o próprio amor, nem comporta no peito.

Irmão é escola, é o primeiro ser com quem aprendemos a partilhar tudo, seja um colo, uma barra de chocolate, parte do cobertor, um brinquedo, o melhor livro, o relógio descolado, o filme predileto e até o mais sagrado, objetos de acesso exclusivo.

Só quem tem irmão sabe o que é traçar um plano mirabolante para dar um zig nos pais e favorecer apenas uma das partes, sabe o que é ser leal mesmo que lhe custe caro, sabe o que é ouvir: Vai dar merda e ainda assim estar do lado. Sabe o que é ficar em casa para fazer companhia ao outro que adoeceu. Sabe o que é voltar precocemente de uma viajem porque o seu irmão adoeceu devido a sua ausência.

Quem tem irmão sabe o poder e a força que tem o abraço, o sorriso, a presença, o respeito. Sabe o que é sentir-se protegido na ausência dos progenitores ou sentar-se numa cama confabulando as peripércias do dia, sabe o que é brigar por futebol ou por um controle remoto e depois de dois segundos esquecer o desentendimento.

De todos os presentes que a vida me deu, de todas as heranças que poderiam ser deixadas, eu recebi algo mais valioso que o amor, quando nem tinha consciência do que seria ganhar um irmão. Eu não conseguiria suportar o mundo se  ele não estivesse aqui. A vida seria muito chata. E as crises de ciúmes? As surpresas cotidianas? A parceria?  Antes, eu queria ter um filho só, mas pensando bem, não seria justo dar um futuro tão infeliz a alguém. Afinal, quem disse que amor e felicidade não é genética? Só quem tem irmão sabe...

Um comentário:

  1. Excelente textoo!! Amei!! Penso exatamente assim! Só quem tem irmão sabe o que é enfrentar alguém bem maior do que você sem sentir medo! Só quem tem irmão sabe como é ficar triste só de ver o outro triste! Só quem tem irmão sabe guardar segredo por uma vida inteira!
    Só quem tem irmão sabe falar sem dizer uma palavra!
    Dizem que os irmãos gêmeos tem uma ligação de pensamentos. Eu diria mais, eu diria que irmão de verdade, independente da diferença de idade, tem uma ligação de pensamentos, de sentimentos, de emoções, de conhecimento...
    Só quem tem irmão sabe como é estar no corpo de uma só pessoa, mas viver por dois!

    ResponderExcluir